26/08/2009

Allan Kardec

Pseudônimo do Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, nascido em Lyon (Fraça), em 03/10/1804, estudou com o educador Henri Pestalozzi, é o codificador da Doutrina dos Espíritos, o Espiritismo.
Estudioso de filosofia e pesquisador incansável, escreveu várias obras no campo da educação formal. Depois de ponderadas observações, com base na deduções lógicas e sustentação em princípios cientificos, formulou uma Doutrina sólida, alicerçada no tripé:
  • Filosofia - o pensamento e as idéias;
  • Ciência - a experimentação e a prova;
  • Religião - os ensinamentos morais e a fé raciocinada.
Dissecou as leis de ação e reação, demonstrando que não há efeito sem causa. Assim os chamados "fenômenos espíritas" deixam de ser objeto de curiosidade, temor ou gracejo, passando a ser estudados com seriedade e respondendo a todas as questões do Ser Humano.
Sucumbiram os dogmas seculares que têm atrasado a caminhada da humanidade em busca da verdade, da luz, do esclarecimento, porque, dotados por Deus (causa primária de tudo), do livre arbítrio, somos todos capazes de fazer nosso destino, ultrapassando os obstáculos e os sofrimentos, vida após vida, desde que modifiquemos o nosso comportamento e persistamos na prática do bem.
Formam o pentateuco kardequiano: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, A Gênese. Sendo estes livros a base da Doutrina Espírita.
Como nos lembra Kardec: "Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei".

Nenhum comentário:

Postar um comentário