07/09/2009

Projeto Renascer

O tema principal do projeto é a educação e os temas secundários são: saúde e geração de renda. Sabemos que a gravidez precoce é hoje no Brasil a maior causa da evasão escolar entre garotas de 15 a 17 anos.

O Projeto tem por objetivo geral preparar as adolescentes grávidas ou que já tenham tido bebê, para assumir a condição de mãe e estruturar a nova família, assim como prevenir a reincidência da gravidez nessa fase da vida.
Na cidade existe apenas o Projeto Renascer desenvolvido pelo ICEAC e o Gravidez na Adolescências desenvolvido por outra entidade assistencial para atendimento dessas adolescentes. Os dois projetos foram implantados e estão em funcionamento devido a parceira firmada com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para financiamento parcial.
O Projeto tem como meta o atendimento multidisciplinar e capacitação profissional de 30 (trinta) adolescentes e seus familiares no período de um ano.
No mês de julho/2004 iniciou-se a implantação do Projeto Renascer, que teve suas atividades até o ano de 2006, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Valinhos, para atender em regime aberto, adolescentes grávidas até dezessete anos de idade em qualquer estágio da gestação, sem distinção de classe social, que sejam residentes na cidade de Valinhos.
A abordagem da adolescente é realizada pela psicóloga ou pela assistente social, que se dirige até a unidade básica de saúde onde a adolescente é atendida ou sua residência.
As adolescentes receberam orientação nutricional; atendimento psicológico individualizado; capacitação profissional; acesso à informações sobre educação sexual, gravidez, DST’S, planejamento familiar, cuidados com o recém-nascido e aspectos jurídicos que envolvem os familiares dessa criança, através de palestras, atividades interativas com vídeo, dinâmicas e trabalhos em grupos.


As famílias das adolescentes receberam acompanhamento da assistente social e da psicóloga, sendo oferecido ao pai da futura criança e/ou familiares que fazem parte da família da adolescente assistida, a oportunidade de participarem em cursos de capacitação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário