01/10/2009

Palestra: Reencarnação - castigo, sofrimento ou oportunidade


A palestra "Reencarnação: castigo, sofrimento ou oportunidade", foi realizada ontem (30/09), no Centro Espírita Amor e Caridade, onde tivemos a apresentação do "Coral Napeando", destacamos as músicas Pai Nosso e Salmo 23, encerrando a palestra, em continuidade a VIII Semana Espírita de Valinhos. Foi referenciado pelo palestrante o caso do menino acredita ser reencarnação de piloto da II Guerra Mundial, leia a matéria no seguinte endereço: http://www.portaldareencarnacao.com/noticias01.php?id=95.
Lembramos que a reencarnação não é punição, é nova oportunidade de crescimento espiritual. Oportunidade de reparação de atos delituosos cometidos por nós em outras oportunidades. Se excluirmos a possibilidade da reencarnação, e tomando por base um irmão que tenha nascido com uma doença terrível ainda viver uma única vez, esta doença representaria um castigo terrível, um capricho de Deus, esta criatura não teria a oportunidade de progredir.
A Lei da reencarnação preenche as lacunas, explicando esses fatos e torna notório o quanto Deus é justo, bom e misericordioso. Nós, seres criados por Deus, muitas vezes transgredimos suas leis e, por isso mesmo, somos forçados a sofrer as conseqüências. Como vemos na terceira Lei da Física, de Isaac Newton diz: “A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e direção, mas em sentido contrário”.
No plano moral, ou espiritual, a Lei de Ação e Reação pode ser enunciada conforme diz Emmanuel. “É livre a semeadura, porém obrigatória a colheita”. Uma boa ação na vida presente terá uma boa reação na vida presente ou futura, enquanto que uma ação má terá uma reação má, se não agora, numa próxima reencarnação que representará uma oportunidade de reparar o débito contraído.
Assim, a Lei de Ação e Reação nos ensina que somos responsáveis pelo nosso sofrimento ou pela nossa felicidade. A causa de nossa infelicidade ou felicidade deve ser buscada dentro de nós e não fora; com a reencarnação o espírito é direcionado à conscientização e à prática do bem.
Já as provas são uma série de situações apresentadas ao espírito encarnado objetivando o seu crescimento. Através do esforço próprio, das lutas e do sacrifício, ele vai burilando a sua personalidade, desenvolvendo a sua inteligência e se iluminando espiritualmente.
E a missão é uma tarefa específica que objetiva o bem da criatura. Todo homem, sobre a terra, tem uma missão, seja ela pequena ou grande, porém, o objetivo é sempre o bem.
O momento da reencarnação é acompanhado de uma perturbação maior e mais longa se comparado à perturbação da desencarnação. Na morte o espírito sai da escravidão; no nascimento, entra nela. É como um viajante que embarca para a travessia perigosa e não sabe se encontrará a morte nas ondas que enfrenta.
Recomendamos a leitura do Livro dos Espíritos, em especial as Questões de nº 330 a 399.

Nenhum comentário:

Postar um comentário